Arraial D'Ajuda

Arraial d´Ajuda traz a marca da mistura dos povos, presença intensa de turistas, beleza natural e aspecto de vilarejo que os habitantes lutam para preservar.

Com todos esses ingredientes, Arraial – que fica próximo a Trancoso e Porto Seguro, no litoral baiano – mantém a simplicidade de vila de pescadores unida ao charme das influências de diversos cantos do mundo.

Lojas indianas dividem o espaço com lojas de artigos dos artesãos locais. Na gastronomia, há restaurante tailandês, indiano, europeu, além dos deliciosos quitutes típicos da região. Tudo, porém, respeitando a natureza.

As coloridas construções têm pouquíssimas paredes e as árvores fazem parte da decoração também dentro das casas. Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, por muitos anos Arraial foi acessível apenas por balsa. Atualmente, uma estrada de asfalto liga a vila ao restante do mundo. Apesar da facilidade, pouca coisa mudou por lá.

O fim dos anos 90 marca um período em que Arraial começou a sofrer com o turismo, mas a ameaça foi logo revertida e hoje o vilarejo convive em harmonia com os visitantes e os empreendimentos. Na rua do Mucugê, calçamento, bares, restaurantes e lojas de bom gosto garantem a infraestrutura de passeio para os turistas de forma harmônica com o restante da vila.

As praias também se apresentam preservadas, mesmo acompanhando o ritmo do turismo local. Um pouco mais afastada do centrinho, a praia da Pitanga reúne bares, pousadas e barracas e mantém um estilo rústico e tropical.

Na praia do Parracho, o burburinho aumenta, principalmente na alta temporada, durante os meses do verão. Para quem quer sossego absoluto, o destino é Taípe, a praia mais selvagem de Arraial, na metade do caminho para Trancoso. Emoldurada por gigantescas falésias coloridas que chegam a 45 metros de altura, tem trechos desertos e mar de ondas fortes. Na maré baixa, porém, forma deliciosas piscinas.

A vida noturna, principalmente no verão, fica agitada em Arraial. O axé não é mais o ritmo exclusivo das noites do vilarejo. Na Rua do Mucugê, a música eletrônica e o rock’n’roll dividem espaço com os ritmos do Nordeste nos bares.

No Beco das Cores – uma viela com bares, restaurantes e lojas – é possível encontrar muito som ao vivo. As praias também são atração à noite, com luaus e apresentações de Maracatu, além das festas na Uíki Parracho, que acontecem no verão e reúnem de bandas baianas a grupos de rock.

Arraial d´Ajuda oferece restaurantes das mais variadas cozinhas e a grande maioria se concentra na movimentada Rua do Mucugê, conhecida também como a ‘Broadway’ do vilarejo.

As opções vão do famoso prato de Manguti ao sofisticado cardápio do Rosa dos Ventos, um dos mais restaurantes mais tradicionais com delícias que devem ser solicitadas com um dia de antecedência, como a lagosta grelhada e o cabrito à toscana com alecrim.

Nas praias, as barracas capricham nos petiscos à base de peixe e camarão, que dividem a atenção da clientela com os ambulantes que vendem de queijo coalho e empada, até cocada e brigadeiro.

 

Resorts e Hotéis em Arraial D'Ajuda

Os melhores Resorts para sua viagem!

Consulte e reserve sua viagem abaixo