Aquiraz é um dos destinos mais visitados do Ceará. O principal responsável por isso é o Beach Park, na praia Porto das Dunas.
Foram suas impressionantes instalações que colocaram Aquiraz entre os roteiros mais disputados do Nordeste. Mas, quem chega a Aquiraz tem a grata surpresa de encontrar mais motivos para ficar – e voltar.
O Centro Histórico guarda lembranças dos tempos em que Aquiraz era a capital cearense. Há também o Centro de Rendeiras, onde as nativas tecem e vendem peças artesanais, além da natureza, que por si só encanta com suas imensas dunas e praias desertas.
O Beach Park não deixa de ser passeio obrigatório para quem vai a Aquiraz. Imperdível para todas as idades. Considerado um dos melhores parques aquáticos do país, impressiona pela estrutura e pelos brinquedos. Depois da diversão nos toboáguas, vale a pena curtir a Prainha, com areias finas e claras, trechos desertos e outros repleto de barracas que servem pratos a base de peixes diversos, lagostas, camarões e caranguejos.
Logo adiante funciona o Centro de Rendeiras, onde as artesãs tecem rendas de bilro e labirinto, herança dos colonizadores portugueses.
Entre as belas peças estão colchas, toalhas, caminhos de mesa, saídas de praia e batas. A cidade abriga também a praia do Presídio, uma das mais movimentadas do Ceará durante o Carnaval, época em que a animação fica por conta dos blocos e dos shows com bandas regionais. Com o seu passado ilustre como a primeira capital do Ceará, Aquiraz traz marcas preciosas desse período nas construções em volta da Praça Cônego Araripe, que merecem visita.
Comece pela igreja Matriz São José de Ribamar, de 1713, com pinturas originais do século 19. Em seguida, explore o Museu Sacro São José de Ribamar, na antiga Casa de Câmara e Cadeia (1742), que expõe imagens do século 18. Termine no Antigo Mercado das Carnes (século 18), hoje Mercado das Artes.