A multiplicidade proveniente dos imigrantes europeus, fazem do Paraná um estado único, que, aliado a suas belezas naturais, confere belas paisagens e ótimas lembranças a quem o visita
Poloneses, ucranianos, italianos e alemães são alguns dos povos europeus que iniciaram seu processo imigratório para o Brasil a partir do século XIX, atraídos pelo auge da produção de café e erva-mate.A capital do estado, Curitiba, retrata o reflexo dessa composição em monumentos preservados em seus parques, como o Bosque do Papa ou o Memorial Ucraniano, este último localizado no Parque Tingui.
A culinária também recebe o toque especial dos imigrantes, como o pierogi – tradicional prato polonês -, e a gastronomia alemã, que pode ser apreciada na Colônia Witmarsum, a cerca de 80 km da capital.
Quanto a suas praias, destacam-se a Ilha do Mel, cujo acesso se é possível através de uma balsa que parte da Praia de Leste, e a Ilha do Superagui, que – aém de uma reserva biológica – possui uma praia deserta.
Também há as cidades litorâneas – porém, sem costa para o mar -, que mantêm preservada a história da colonização e criação do estado Paraná, como Paranaguá, Antonina e Morretes, conhecida por um prato típico da região, o barreado.
Entretanto, os destaques do Paraná localizam-se em direção ao interior: há 92 km da capital, quase divisa com o estado de São Paulo, é possível praticar esportes radicais, como rafting, e ecoturismo no município de Cerro Azul ou desfrutar da tranquilidade e das belas paisagens nos resorts localizados próximos à Represa do Capivari.
Rumo ao norte do estado, é possível conferir as cidades cuja imigração japonesa é forte, como Maringá e Londrina. Já ao sul, os imigrantes eslavos estampam sua cultura na região de Prudentópolis e nas cidades de São Mateus do Sul e União da Vitória, bastante próximas ao estado de Santa Catarina.
O estado também abriga uma das 7 maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, à oeste, as quedas d’água já são Patrimônio da Humanidade e encantam os turistas por sua beleza única.
A região abriga hotéis e resorts que também estão localizados sobre águas termais, matendo aquecidas as águas de suas piscinas.
A peculiaridade de cada região do estado traz uma lembrança única. Souvenires, presentes e objetos característicos dos imigrantes podem ser encontrados nas diversas lojas das cidades.
O potencial do Paraná para o ecoturismo, além do encontro de diversos povos, faz do destino uma boa escolha para quem deseja apreciar a natureza ou conhecer um pouco mais sobre parte da cultura europeia.