“E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.” — Pero Vaz de Caminha
Com estas palavras, na famosa carta de Caminha a Portugal, a ‘terra destinos/nacionaisis’ foi apresentada do outro lado do Atlântico como descoberta lusitana. É Porto Seguro, oficialmente, a primeira a ser avistada pelos navegadores, em 21 de abril de 1500. Visitar o centro histórico da Cidade Alta de Porto Seguro, portanto, é remontar o nascimento do nosso país – quase uma obrigação para os milhares de turistas. Em 1973, a cidade ganhou o título de Monumento Nacional, além de ostentar o Marco do Descobrimento, tendo em sua paisagem urbana grande herança arquitetônica e cultural desse período.
Além do Marco Zero, a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535, guarda imagens sacras belíssimas dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis – primeira imagem trazida para o Brasil – e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, festejada a oito de setembro. A igreja de são Benedito, construída pelos jesuítas em 1551, ao lado das ruínas da antiga residência e colégio dos jesuítas, também integra o roteiro histórico da cidade. Do lado oposto, ainda na Cidade Alta, localizam-se a estação rodoviária e o aeroporto.
O litoral com belas praias não é menos impressionante que o cenário histórico de Porto Seguro, que conta com um extensa costa, com cerca de 85 quilômetros de areia fina, branca e águas limpas, divididas pela foz do rio Buranhém. São quilômetros de falésias, recifes de corais e vegetação de Mata Atlântica.
Mas, não são só as belezas naturais, ou a importância histórica, que atraem os turistas para Porto Seguro. A cidade possui também a fama da animação da Costa do Descobrimento, com agito garantido aos jovens de todo o mundo durante 24 horas por dia. A Praia de Taperapuã e a Passarela do Descobrimento (mais conhecida como Passarela do Álcool) são os ‘points’ mais tradicionais do burburinho. A Passarela abriga ainda um verdadeiro shopping a céu aberto, com lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia.
Para as lembranças de Porto, destaque para o artesanato produzido pelos índios pataxós e encontrados na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal – permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.
Com tamanha importância, Porto Seguro concentra excelentes opções de hospedagem com o melhor em atendimento e estadia. Confira abaixo as opções e garanta sua reserva: