Rios para banhos de lama negra deram origem ao nome de Una, palavra do idioma Pataxó que significa ‘preto’. As corredeiras do rio, com coloração escura pela terra, também proporcionam paisagens com beleza singular.
Uma, localizada na Bahia, proporciona uma verdadeira integração com a natureza por ser praticamente inexplorada. As praias margeadas por vastos coqueirais ganham destaque com destinos prestigiados: Comandatuba, Itapororora, Independência, Lençóis e Ilha do Desejo.
A Mata Atlântica que cobre a região de Una possui projeção mundial por guardar a maior biodiversidade vegetal do planeta. Destaque ainda para a Reserva Biológica do Mico Leão da Cara Dourada, área de conservação e proteção integral administrada pelo governo federal e também para o Ecoparque de Una, no qual é possível ver uma das mais belas florestas do mundo por uma passarela de mais de 20 metros de altura, construída na copa das árvores.
Ao lado da produção de coco, açaí, cupuaçu, piaçava, dendê e palmito, o Turismo caminha, atualmente, como uma das mais importantes fontes de renda da região.
Para tanto, Una possui infraestrutura bem elaborada para receber os turistas. Restaurantes, pousadas, hotéis e grandes resorts garantem todo o conforto de quem escolhe Una para descansar em belas praias desertas, ou praticar rafting nas corredeiras do rio.
Manifestações folclóricas como a puxada de rede, o boi duro (espécie de bumba-meu-boi) e o cordão de caboclos (dança afro-indígena) também atraem muitos turistas.